E Vamos de Ranking: 10 MVs favoritos do K-pop ðŸ‡°ðŸ‡·

No início do mês de Maio/21 o Dougie do Pop Asiático recebeu uma indicação de um inscrito para listar os MVs favoritos do asian pop, o que levou o Lunei do Miojo Pop a replicar e espalhar uma trend dentro do mundinho da blogosfera fazendo com que blogs como o Srsly Kpop, Aquário Hipster e AYO GG adotassem a ideia. Como eu até então era apenas um leitor, nada fiz além de aclamar as listas e as escolhas individuais de cada um. Mas agora que eu tô aqui adentrando na blogosfera, eu não perderei a oportunidade de me enfiar nessa trend mesmo que quase um mês depois.

Antes de começarmos, queria lembrar que o ranking é dos meus MVs favoritos no atual momento, aqueles que eu gosto de assistir ao ponto de abrir o YouTube para assistí-lo e não trocar de aba para fazer outras coisas. Então não será aqui onde eu vou dar minha carteirada de quase produtor audiovisual, vou deixar isso para o futuro.

10. f(x) – 4 Walls

Eu lembro bem a sensação de como eu assisti e analisei o MV de 4 Walls quando foi lançado, senti um misto de choque e admiração tanto pelo roteiro como pela riqueza de detalhes visuais e mesmo após anos, eu me sinto atraído a ver e rever esse videoclipe. As cenas da Luna pendurada e petrificada no nada, as cenas de troca de percepção das personagens, as diferentes resoluções de tela… Mesmo com o aspecto e aparência de “baixo orçamento” que não é muito a vibe do que os acts da SM entregam (e nem elas mesmo), o MV me ganha pelo roteiro e beleza e para mim é o melhor que elas lançaram em toda a carreira. São tantas coisas legais acontecendo ao mesmo tempo que mesmo anos depois, estou eu sempre vendo e revendo sem parar por puro prazer.

9. IZ*ONE – FIESTA

Não tem como falar de MVs sem citar o de FIESTA, visto que é para mim um dos melhores dos últimos anos. O que me deixa mais satisfeito nesse MV é o fator de como o After Effects foi tão bem usado aqui (diferente dessa palhaçada mal feita) que me dá sempre um prazer de assistir. São muitos cenários, muitos acontecimentos distintos, muitos detalhes e isso tudo combinado com uma ótima música e coreografia. As meninas brilham individualmente, cada uma num cenário incrível e muito bem encaixado, são muitos detalhes que poderia dar muito errado por uma possível poluição visual mas aqui dá mais do que certo. Num geral, os MVs do IZ*ONE são bons, mas Fiesta aumenta o nível e eu vivo por isso.

8. Hyuna – Lip & Hip

No meio de tantos lábios e quadris, Hyuna sabe como ninguém como ser a maior e ela entrega mais um entretenimento visual incrível aqui para uma gæ como eu que ama uma bagunça bem feita. A paleta de cores, as referências sexuais, as transições, a troca do cigarro censurado para uma batata frita, ela se divertindo horrores e olhando nos seus olhos de uma forma muito profunda e te chamando para balançar muito quadril na festa, são umas das várias outras coisas que me fazem prestar atenção e amar esse MV. Sempre que ele toca no meu aleatório do YouTube, é meu dever parar tudo e assistir essa beleza.

7. Stray Kids – God’s Menu

Você pode amar ou odiar essa música, mas uma coisa é inegável é que é um MV incrível. Do início ao fim ele entrega muitos pontos memoráveis e você percebe como todo o processo de pré-gravação-pós foi digno de palmas, isso vendo desde como encaixaram os diversos grupos nas partes de coreografia, o jogo de câmera perfeito que nos deu enquadramentos on point e as transições tão bem pensadas e planejadas que eu sempre fico de boca aberta ao ver e tudo isso apenas para vê-los sendo ajudantes do ratinho Remy de Ratatouille. Muitas vezes quando eu preciso de alguma inspiração para meus trabalhos e dou uma passadinha lá no YouTube, já assisti esse MV umas 72328x e eu sempre fico *chef kiss*.

6. SHINee – I Want You

São muitos tópicos que me fazem amar esse MV, além da boa música, vão desde os figurinos despojados (isso se a gente esquecer o terrorismo visual que é o cabelo do Key), as várias cenas deles voando sendo usadas como transição de cena, os efeitos que me lembram o início do sci-fi no cinema, o efeito 3d em algumas partes, a resolução 4:3, é tudo uma bagunça deliciosa que capta meu olhar. O SHINee sempre entrega clipes icônicos, memoráveis e etc mas tem uma coisa muito específica nesse que me prende: eles não se levam a sério e me coloca imerso na diversão deles. E eu vivo por isso.

5. Pabllo Vittar – Singing In The Rain

Enquanto a nossa Jinsoul brasileira lançou Ama Sofre Chora utilizando uns peixes laranjas dentro de um aquário, a Pabllo Vittar coreana e membro do LOONA utilizou do mesmo recurso em Singing In The Rain há uns aninhos atrás. O MV de SITR é tão rico em detalhes que me deixa preso e eu poderia assistir em um looping eterno, detalhes esses como o jogo de luzes, a paleta de cores memorável trazendo uma explosão de azul com detalhes laranjas, a cena em que ela está dentro do aquário que me faz sentir como se eu estivesse em um sonho, a plataforma de água em que ela dança, ela agindo como uma sereia junto com umas transições em glitch que só abrilhantam o MV, o final onde ela está completamente molhada pela chuva… São tantas coisas e eu ainda poderia ter falado mais.

E falando em sereias e peixes…

4. Orange Caramel – Catallena

Eu lembro como esse clipe foi visto pelos não-kpoppers como bizarro e eu acho que ele é icônico e pelos motivos certos. Onde você vai ver gatinhas coreanas emulando sereias não desejadas na sessão de frios do supermercado? Eu sei que você respondeu “em lugar nenhum” e eu respondo “foi o que eu pensei”. A história em si é bem diferente do habitual de qualquer outro clipe e ele te diverte do início ao fim. Catallena entra no mesmo barco de I Want You do SHINee no ponto de que elas não se levam a sério aqui (e em nenhum outro delas, óbvio) mas elas te encaram pela telinha e te convencem que elas devem ser levadas a sério sim. Anos se passaram e eu ainda fico atento ao clipe da mesma forma que assisti pela primeira vez. Aquamarine could never.

3. fromis_9 – WE GO

O fromis_9 fez essa para mim e no momento certo. Elas são gatinhas jovens trancadas em casa por causa da pandemia e dão um jeito de aproveitar o verão utilizando de todo o pacote de estudante da Adobe para se divertirem, o que me define já que eu tô fazendo o mesmo, a diferença é que eu não sou uma gatinha coreana e só estou utilizando para passar raiva e me sentir menos fracassado. É muito interessante ver elas usando os formatos de foto e vídeo para se colocarem em situações diferentes, seja em uma capa de revista, seja no meio do mar ou até mesmo utilizando a tampa da máquina de lavar como a janela de um avião. É de tamanha criatividade e ainda passa uma mensagem legal para a gente nesse período e eu não consigo deixar de assistir. Tenho certeza que muita gente ainda vai aclamar essa belezura aqui.

2. Red Velvet – Peek-A-Boo

Peek-A-Boo entra na mesma de Catallena: Onde você irá ver um clipe com 5 gatinhas coreanas que são serial killers de entregadores de pizza? Exatamente. A história e o plot são incríveis e diferentes de qualquer coisa que já desovaram no K-pop com essa temática de matança, o clipe entrega um roteiro muito bem pensado com uma execução que surraria qualquer obra do Tarantino. Ele já se inicia mostrando o dia delas, tendo pela manhã e tarde o treinamento com algumas armas, depois chamando um entregador de pizza para fazer umas brincadeiras e prepará-lo para a morte unicamente pela diversão e bel prazer delas, e fazem tudo isso ser muito interessante (o que é muito errado no mundo real, não seja um serial killer) e eu fico imerso no clipe prestando atenção a tudo o que querem contar. Os visuais também são extremamente marcantes e memoráveis, para mim é um dos melhores MVs do K-pop e eu digo isso com toda a convicção. Se você discorda, problema é seu.

1. Sunmi – Noir

Tudo nesse MV grita ICÔNICO. Ele gira em todo de uma crítica social muito foda, que em resumo é “passa necessidade mas na foto faz biquinho” onde ela mostra o relacionamento tóxico com as redes sociais, como ela está insatisfeita e odeia tudo o que está acontecendo a ponto de adoecer, mas que faz de tudo para ter atenção do público, encarando as maiores loucuras, desde o ice bucket challenge, perder um dedo no desafio da faca e até tirar foto com a fanbase da Juliette (o que é mais arriscado ainda). A fotografia é maravilhosa e existem umas cenas chaves que me deixa reflexivo e chocado. Um exemplo é a cena em que ela usa os dedos para atirar na própria cabeça e logo após aparece transmitindo em live a própria cena ou até mesmo como ela fica extremamente machucada e ansiosa com os dislikes e unfollows. É um MV que me deixa surpreso, chocado, reflexivo e me divertindo e amando tudo mesmo após uns aninhos de lançamento, não tinha como não ocupar outra posição. Se eu pudesse escolher um MV de K-pop para expor no Louvre, seria esse sem dúvidas.

Menção honrosa

Twice – Heart Shaker

É um clipe muito fácil de assistir, não possuem muitos truques ou coisas escondidas, ele foi feito unicamente para te divertir e mostrar como elas estão felizes, e por consequência, eu fico feliz e com o coração balançado por elas ao ponto de que eu preciso assistir todas as vezes que ele toca no aleatório do YouTube, com um plus de que a cena que se aproxima do final em que elas se duplicam, juntamente com um movimento de câmera legal, é na minha opinião, um dos melhores trabalhos de edição dos clipes de K-pop, elevando o nível do clipe que até então é bem básico e me deixando com inveja por não saber replicar isso ainda.

É isso meus amores, esse foi o meu top10 MVs favoritos de K-pop atualmente. Quem sabe um dia não muda? Com tanto lançamento bom que está vindo e a evolução dos trabalhos audiovisuais que o K-pop tem desovando por aí, aposto que daqui a uns anos a lista estará quase completamente mudada. E para vocês, quais são os seus clipes favoritos atualmente do K-pop?

Se você gostou do post, me ajuda a divulgar nas redes sociais para que o blog atinja novas pessoas por favor 🥺👉👈 e se você não gostou, me ajuda a divulgar também da mesma forma que você divulga e passa pano pro fave mesmo não gostando do material pois deu maior trabalhão fazer esse post. Muito obrigado! 💖

Um comentário em “E Vamos de Ranking: 10 MVs favoritos do K-pop ðŸ‡°ðŸ‡·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s